Sabemos que as redes sociais são imprescindíveis para o sucesso de uma marca atualmente. Estar presente no marketing digital é uma importante estratégia para aumentar o engajamento e fortalecer a comunicação com os clientes e a comunidade.
Porém, ao contrário do que muitos acreditam, elas não se resumem simplesmente a estar no Facebook, Twitter ou Instagram. Para aumentar o engajamento nas mídias sociais é preciso entender que são uma ferramenta de conversação. As pessoas querem ser ouvidas.
E por que é tão importante que você promova a interação do cliente? Pois cria um relacionamento a longo prazo com o público.
Para isso, é preciso que você compreenda que as mídias sociais são uma oportunidade de, mais do que aumentar o engajamento, entender os desejos de seus seguidores.
À medida em que eles vão curtindo, comentando e compartilhando, maiores são as chances da sua empresa decolar. Em outras palavras, isso significa que apostar em impulsionar o engajamento nas mídias sociais é o caminho para que o seu conteúdo alcance mais pessoas e aumente o reconhecimento de marca.
Em contrapartida, nem sempre é uma missão fácil. Por isso, listamos dicas para você aumentar o engajamento nas mídias sociais, o convertendo em sucesso. Continue a leitura e veja como acelerar o crescimento da sua empresa – seja ela pequena, média ou grande.
1. Conheça o seu público e esteja onde ele está
Tenha em mente que você precisa saber exatamente para quem está falando. Compreender do que gostam, que tipo de conteúdos consomem, o que atrai a atenção e quais dificuldades têm com certeza irá o ajudar a oferecer soluções claras e assertivas.
2. Interaja de maneira personalizada e cordial
Como já esclarecemos antes, simplesmente estar nas mídias sociais não é suficiente. Quando você tem um perfil na rede social, automaticamente cria a oportunidade do usuário se comunicar com você por esses canais.
Portanto, é importante estar preparado para atender as demandas por parte dos consumidores que vierem a surgir. Isso vale tanto para comentários quanto para mensagens nativas das plataformas.
Dica: responda a todas as interações, independente se são positivas ou negativas. Um atendimento rápido, próximo e humanizado nas redes sociais pode mudar a percepção do cliente.
3. Publique com constância e frequência
De nada adianta você realizar publicações durante um certo período e depois abandonar. Quando o objetivo é aumentar o engajamento nas mídias sociais, uma página atualizada demonstra compromisso com os seguidores.
Dê destaque a serviços e produtos validados pela audiência, esteja atento às datas comemorativas, compartilhe ofertas, invista em conteúdos colaborativos.
4. Produza conteúdo de valor
Depois de conseguir identificar com quem você quer falar, o próximo passo é estruturar conteúdos relevantes para o público.
E de que forma isso deve ser feito? A partir de um tom pessoal e próximo, como se a sua empresa fosse uma pessoa que está se comunicando com outra. Não é à toa que algumas marcas chegam a usar personagens para aumentar o interesse da audiência.
Além disso, tenha em mente que as postagens criadas pela sua marca devem sempre focar no perfil do público para realmente atraí-lo. Do contrário, será apenas mais uma semelhante às outras.
5. Esteja atento às tendências
Conhecer bem o seu nicho e acompanhar as suas inovações é um dos princípios básicos para que a sua empresa consiga se diferenciar entre os concorrentes. Quando se trata de mídias sociais é ainda mais importante.
Por isso, se mantenha antenado às atualizações nas plataformas e ao surgimento de novas ferramentas, como Reels e enquetes, por exemplo. Surfar na onda é a chave para multiplicar resultados.
6. Utilize bons CTAs
Também conhecido como “chamada para ação”, o CTA tem o objetivo de direcionar o seu público a dar o próximo passo. Ou seja, fazer o que você quer que ele faça. Alguns exemplos são:
- Compartilhe esse post
- Indique para um amigo
- Responda nos comentários
- Marque alguém que possa se interessar
Dica: varie e teste! Diversificar é necessário para que você descubra quais são os melhores para o seu público.
Pronto para aumentar o seu engajamento nas mídias sociais?
Aplicar essas dicas na sua estratégia já pode fazer uma enorme diferença no engajamento. Mas se, mesmo após adotá-las, os resultados não forem suficientes, talvez seja interessante você consultar com um especialista para otimizar processos.
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