Você já deve ter se deparado com campanhas que te causaram respostas de compra que você não soube explicar. Estamos certos? O nome da ciência por trás de campanhas geniais que causam esse efeito é: Neuromarketing!
Ela integra a neurociência com o marketing de forma genial e assertiva. A aplicação desse conceito pode elevar seus resultados e intensificar o impacto que você causa no seu público. Dessa forma, você compreende como seu produto, sua comunicação e sua identidade visual impactam no processo de decisão de compra.
Vamos nos aprofundar em como de fato isso pode ser aplicado a seu negócio?
Principais pilares do neuromarketing
O neuromarketing foi criado a partir do mapeamento das reações do cérebro às mais diversas peças de marketing. Sendo assim, o neuromarketing é uma ferramenta imprescindível quando o assunto é entender a mente do consumidor.
Psicologia das cores: as cores possuem o poder de nos comunicar intenções silenciosas mas ainda sim influentes, sendo esse um estudo muito conhecido mesmo fora do meio da comunicação.
Storytelling: a arte de contar histórias também tem a capacidade de compreender uma das formas de assimilarmos informações: a comunicação verbal e escrita. Dessa forma, ao desenvolver uma história envolvente, o consumidor fica mais propício a realizar a compra.
Posicionamento dos elementos e imagens: o cliente tende a assimilar informações visuais com muito mais velocidade. Sendo assim, a disposição de elementos é primordial para direcionar a atenção para a CTA ou mensagem desejada.
Gatilhos mentais: despertar a necessidade é um objetivo complexo e cheio de etapas. E eles são ótimos direcionadores de comunicação que visam despertar sensações e vontades. O mais comum é o de escassez, porém existem inúmeras formas de usar esse pilar a seu favor.
Repetição para fixação: Fazer uso desse pilar do neuromarketing pode fazer com que seus objetivos dentro de uma campanha sejam mais facilmente alcançados.
Quando uma mensagem é repetida inúmeras vezes, você tende a absorvê-la de forma mais profunda.